Login    |   English Version
  pesquisar

MMP > Serviço de Educação > Programação

Programação

 

Ano Lectivo 2012/13

 

5ª Ação de Formação de Professores em Educação Musical : Metodologia Kodály

KODÁLY : práticas musicais, técnicas de leitura pré-notação e com partitura

2ª parte do curso: 7 e 8 de Junho de 2013 | existem vagas e ainda se pode inscrever

Valor da inscrição para esta 2ª parte: 40€

Divulgação do Curso Kodály 2013.pdf

 

 

 

Concertos Comentados

Os Concertos Comentados com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, continuam mais um ano a estimular uma audição activa do público infanto-juvenil e também do público adulto. As sessões desenvolvidas a partir do repertório musical de vários compositores, são orientadas para a descoberta da música e do seu funcionamento. Pretende-se a abertura de novos horizontes musicais, com a exploração do universo sonoro característico da música ocidental. Abrangendo vários géneros musicais e diferentes períodos da história da música, destacamos a música portuguesa do séc. XX, através do colorido tímbrico da obra de Fernando Lopes-Graça.

Nestes concertos, teremos a oportunidade de conversar com os músicos e de ouvir o maestro responder a todas as curiosidades. Diferentes desafios e surpresas farão parte deste programa.

 

 

[]  

Orientação: Maestro Nicolay Lalov

Calendário: 3ª feiras / Outubro 2012 a Maio 2013

Horário: às 10h00 e às 14h00

Duração: 1h aprox.

Nº de participantes: 50 (máximo)

Inscrições: Marcação prévia peloT:214815904

Gratuito

 

 

A Música tem estilo?

A História de Música conta-nos que os compositores das diferentes épocas são agrupados consoante o seu “estilo”: Barroco, Clássico, Romântico, Contemporâneo. Estas palavras têm um significado e, ajudam a compreender melhor a música que ouvimos.

Como é que podermos descobrir qual é o estilo da obra musical ou do compositor?

A música evolui como a nossa língua e a literatura. Cada dia surgem novas “palavras” e as histórias nos livros de hoje são histórias diferentes de há 20 ou 30 anos.

Parece difícil? Mas não é, quando aprendemos a conhecer as características de cada estilo. É muito mais interessante ouvir a música e descobrir os seus segredos.

Obras de A. Mozart, L. V. Beethoven, R. Schumann, Ed. Grieg, B. Bartók e F. Lopes-Graça.

 

Destinatários: 2º ciclo e 3º ciclo do EB e Ensino Secundário / Adultos

 

  

Vamos compor uma música?

 Todos podemos ser compositores. Mas temos de aprender como se “constrói” uma música. Tudo começa com as notas “Dó, Ré, Mi...” e a seguir temos muitas coisas interessantes para aprender, como escolher os instrumentos que fazem a música. Como podemos fazer uma melodia soar mais “calorosa”, ou como podemos brincar com os ouvintes – surpreendê-los ou assustá-los?

O mundo da música é fascinante e o resultado final será uma surpresa para todos. Por fim, vamos ver compositores como Mozart, Vivaldi e muitos outros resolveram estas tarefas.

 

Destinatários: 1º ciclo do EB

 

 

Brincar…com música? 

Vamos entrar no mundo maravilhoso das notas. Conhecer os instrumentos. Cantar e dançar com os músicos. Ouvir e imaginar histórias. Tudo isto com a ajuda dos grandes compositores e a sua música.

Canções infantis, W. A. Mozart, J. Strauss e outros.

 

Destinatários: Pré-Escolar