Login    |   English Version
  pesquisar

Michel Giacometti

Fernando Lopes-Graça


Bem Vindo

 

Michel Giacometti está ligado ao Museu da Música Portuguesa desde o início. A sua colecção de instrumentos musicais tradicionais portugueses e uma colecção de objectos de arte popular, adquiridos pela Câmara Municipal de Cascais, por ser um património de grande valor cultural e artístico, constituíram o núcleo fundador do Museu. O investigador pertenceu à Comissão Instaladora, tendo contribuído de forma indelével na definição das respectivas linhas programáticas. A integração da sua biblioteca de trabalho no museu, a qual deu origem ao Centro de Documentação, fortaleceu esta sua ligação tutelar à instituição.

 

Michel Giacometti (1929-1990), nascido na Córsega e munícipe de Cascais, praticamente desde que chegou a Portugal, ficará indubitavelmente ligado à história e cultura do nosso país, pelo grande trabalho de recolha, estudo e divulgação da música tradicional portuguesa.

 

Convidamo-lo a entrar neste sítio onde procuraremos dar a conhecer a obra ímpar deste investigador, que em boa hora aportou entre nós, tendo conseguido, no limite, salvaguardar os traços profundos e ancestrais da cultura e do património musical português