Login    |   English Version
  pesquisar

Michel Giacometti

Fernando Lopes-Graça


Bem Vindo

 

O compositor Fernando Lopes-Graça, durante uma visita que fez ao Museu da Música Portuguesa em 1994, evidenciou o desejo de aqui deixar o seu espólio, que deveria ficar disponível a todos os estudantes e investigadores. Com a demonstração desta vontade foi-lhe apresentado um plano de trabalho e uma proposta de acção cultural sobre a sua obra, que obteve a sua aprovação.

 

Ao longo desse ano, o Museu esteve em casa do compositor, onde realizou um primeiro levantamento das existências bibliográficas e documentais, fizeram-se cópias de segurança da sua obra musical e promoveu-se o arquivo em caixas de conservação. Fernando Lopes-Graça orientou e acompanhou todo este trabalho de forma atenta e empenhada e com a certeza da perenidade da sua obra.

 

Fernando Lopes-Graça (1906-1994) nasceu em Tomar e foi munícipe de Cascais desde a década de sessenta. Aqui compôs grande parte da sua obra musical. A Câmara de Cascais foi sua herdeira e a integração do seu espólio fortaleceu e consolidou o programa do Museu da Música Portuguesa.

 

Convidamo-lo a entrar neste sítio onde procuraremos dar a conhecer a vida e obra do compositor, que foi também pianista, pedagogo, critico e ensaísta e que, a par da sua grande obra musical, deixou uma importante obra literária que nos dá testemunho da sua formação humanista e da sua intensa actividade cultural e política.